Páginas

Translate

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A TRAJETÓRIA DE UM SONHADOR

     A Biblia conta em Genesis, a partir do capítulo 37, a história de um homem chamado José, que era filho de Israel. A Biblia diz tambêm, que José era invejado e odiado por seus irmãos porque seu pai o amava mais, tanto que lhe deu uma túnica colorida, despertando ainda mais o ódio de seus irmãos. Um dia, José teve um sonho, ele sonhou que ele e seus irmãos estavam atando feixes no campo, e de repente os feixes dos seus irmãos se inclinaram diante dos feixes de José. Tendo acordado desse sonho, ele contou aos seus irmãos e estes se  enfureceram e disseram: " Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós?",  então os irmãos de José tiveram mais ódio deles aumentaram, pois todo sonhador é assim, sempre vai ter alguem que vai ter inveja, sempre alguem irá tacar pedras em seu sonho. Eis que José sonhou outra vez, e dessa vez ele disse aos seus irmãos: "Olha, eu tive um sonho, eu sonhei que o Sol, a Lua e as estrelas se inclinavam diante de mim". E terminando de contar, o seu pai lhe repreendeu e e lhe disse: "Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?", e os irmãos de José ficaram com muita raiva, com muita inveja. Eu entendo aqui, que os sonhos que José teve, já era Deus mostrando à ele, o seu projeto, eu entendo que já era Deus mostrando à José  que ele iria fazer dele, o governador do Egito.


  Os irmãos foram pro campo apascentar as ovelhas, Israel mandou José tambêm. A Biblia diz que chegando José em Dotã, ele encontrou seus irmãos e eles decidem fazer uma maldade com José, eles então disseram: "Lá vem o sonhador - mor, vamos matar ele e jogar ele dentro dessas covas", Ruben porem lhes disse: Olha, não vamos matar ele não, vamos jogar ele nesse poço". Pegaram José, tiraram a túnica dele e lançaram ele num poço sem água. Eis que vinham vindo uns ismaelitas que vinham vindo de Gileade, eles compraram José e levaram para o Egito, seus irmãos então, mataram um cabrito, sujaram a túnica com sangue e levaram até seu pai dizendo que José foi morto, Israel então chorou, lamentou a perda de seu filho amado. Eu entendo aqui, que Deus permitiu que José fosse levado para o Egito, pois lá era o lugar onde  Deus o faria governador


    Enquanto isso no Egito, José foi vendido à Potifar, que era capitão da guarda, oficial de Faraó, deixou José em sua casa como empregado. mas dentro da casa de Potifar havia uma mulher  que grudou os olhos nele de tal maneira que que queria que ele deitasse com ela. Eu entendo aqui, que na trajetória de um sonhador, haverá muitas vezes em que ele terá que dizer NÃO. A mulher de Potifar convidou para deitar e eu imagino que ele passou pela fase da TENTAÇÃO, pois a carne é fraca. Muitas vezes o Diabo vai te tentar, vai colocar coisas no teu caminho para que você caia na armadilha dele, mas seja José, aprenda a dizer NÃO. Um dia, ele veio à casa pra prestar serviço, nenhum dos da casa estavam ali, a mulher então pegou à roupa de José e lhe disse: "Deita - te comigo", ele vendo isso, deixou com ela sua roupa e saiu.

   A mulher então, chamou os homens e disse: Olha, meu marido me trouxe um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;

E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.

 ". E aconteceu que ouvindo Potifar estas coisas, ficou furioso e prendeu José na prisão.


  Eu entendo aqui, que na trajetória de um sonhador, Deus permitirá que ele passe por situações difíceis, pra evitar que ele chegue no trono com soberba, pra mostrar que ele é Deus na nossa vidas. Eu entendo amados, que tudo estava no controle de Deus, pois se a mulher de Potifar não grudasse os olhos de José, ele não iria parar na prisão, se os irmãos de José não tivessem inveja dele, eles não iriam jogar José no poço e José não iria ser vendido. Amado, você pode estar passando por situação difícil, mas tudo está no controle de Deus, você pode passar por situações difíceis agora, mas Deus vai te dar a vitória.


   José é preso, e na sela dele estavam duas pessoas, uma era copeiro e outro era padeiro do rei, esses dois tiveram um sonho e além de José ser sonhador, o Senhor dava pra ele a interpretação dos sonhos. Esses então tiveram um sonho e José os interpretou. Esses homens foram libertados pelo rei, e aconteceu que no final de dois anos, Faraó sonhou o seguinte sonho: Ele sonhou que estava junto ao rio e eis que subia do rio, sete vacas gordas e pastavam nas margens, mas depois ele viu subir sete vacas magras e feias e paravam junto às outras vacas,e as vacas magras comiam as gordas. Faraó acordou então e dormiu de novo, desta vez ele sonhou que sete espigas bonitas e cheias brotavam de uma haste e sete espigas feias e secas, queimadas pelo vento oriental vinham após elas e eis que as sete espigas feias e secas comiam as sete espigas cheias. E aconteceu que pela manhã, Faraó se perturbou e mandou chamar todos os adivinhadores do Egito e nenhum deles soube interpretar os sonhos do rei. 
   Foi então que o copeiro - mor chegou e disse: "Quando Faraó ficou indignado e colocou nós na prisão, naquela mesma noite, nós dois tivemos um sonho, e eis que estava ali um jovem hebreu. Nós contamos os nossos sonhos e ele interpretou e como ele nos disse, assim aconteceu; a mim foi restituido meu cargo e o padeiro foi enforcado.


   Então Faraó mandou tirar José da prisão e levaram ele até a presença do rei, ele então se barbeou, trocou de roupa e foi se apresentar. O rei  então lhe contou os dois sonhos que tivera e Deus deu à José a interpretação dos sonhos, que era assim: as sete vacas  gordas e as sete espigas cheias significavam sete anos de fartura, já as sete vacas magras e as sete espigas secas e feias significavam sete anos de seca, de fome. José disse à Faraó que virão sete anos de fartura, mas depois virão sete anos de fome, e que o rei teria que colocar governadores que construam grandes celeiros para armazenar alimentos, José tambêm disse ao rei que ele sonhou duas vezes (porque na verdade, estes sonhos era um só), porque aquilo já estava determinado por Deus. 
     Faraó então constituiu José governador do Egito, tirou o anel do dedo da mão e colocou na mão do sonhador , fez vestir roupas de linho fino e lhe pôs um colar de ouro.


   E não é só isso não. Sabe os irmãos de Jose, que odiavam ele ?? Nos tempos de seca, eles tiveram que ir pegar trigo e tiveram que se prostrar com rosto em terra, tiveram que se humilhar perante José. Sabe aquele murmurador, aquele que não acredita nos teu sonhos, aquele que tem inveja de ti, aquele não gosta de ti, quando Deus te exaltar assim como fez com José, eles vão ter que te aplaudir.
  Com tudo isso que aconteceu, José não perdia sua fé em Deus, pois sonhador é assim: podem te jogar no poço, podem te colocar na prisão, mas Deus é maior. Sonhe os sonhos de Deus, acredite, pois se os seus sonhos forem os sonhos de Deus, ele irá se realizar.


    Seja como José, não desista dos seus sonhos, caminhe, persevere, deixe que te joguem pedra, pois quem fala mal de você é gente com inveja, é gente que quer acabar com os teus sonhos, mas quando Deus te colocar no palco, ele vão ter que aplaudir, seja um crente fiel, pois se Deus tem um sonho na sua vida, ele vai se cumprir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

VISITANTES DO BLOG

TWITTER

Follow Matheusmgsslva on Twitter